LIGTH STEEL FRAME

O sistema Steel Frame é uma alternativa competitiva e com diferencial de possibilitar a rápida entrega da obra. Um sistema de construção com o mesmo nível de tecnologia empregada na Europa, Estados Unidos, Canadá e Austrália. O sistema permite obra racional e limpa. Derivado do Wood Framing, método construtivo que foi capaz de dar conta da demanda norte americana por habitações entre os anos de 1810 e 1860. 
No século 19 a madeira nos Estados Unidos era abundante e o sistema possuía características importantes para suprir o déficit habitacional do país, tais como velocidade e produtividade, conceitos advindos da Revolução Industrial. 
A partir da metade do século 20 as siderúrgicas norte americanas começaram a colocar no mercado aço galvanizados, com espessuras reduzidas, para a produção dos frames metálicos, com maior resistência à corrosão. Esse fato possibilitou a substituição lenta e gradual das estruturas de madeira, que se tornavam mais caras devido a escassez e ao aumento do preço da matéria prima, por perfis leves de aço - light steel framing. Mas foi a passagem do furacão Andrew pela costa leste dos Estados Unidos, em 1992, que impulsionou os frames metálicos. Na época as companhias seguradoras sobre taxaram as obras em wood framing (mais suscetíveis a incêndios) e reduziram os prêmios para as construções em steel framing (mais resistentes aos sismos), incentivando o desenvolvimento e a aplicação de estruturas metálicas leves. 
Foi assim que o sistema ganhou força nos EUA. No ano do terremoto havia cerca de 500 casas em steel framing no país, em 2004, esse numero saltou para 500 mil. A resistência sísmica vem do fato do steel framing assemelhar-se a uma caixa metálica reforçada por um revestimento estrutural, as placas de fechamento. Como não utiliza solda, elimina-se pontos frágeis de ruptura. O baixo peso da edificação e a uniformidade na distribuição das cargas atenuam a concentração de forças e de tensões na estrutura.
A modulação permite o controle de utilização e a minimização do desperdício dos materiais complementares. Com esse modelo construtivo casas de até 46m² podem ser construídas em menos de 10 dias, um prazo impossível de ser cumprido em uma construção convencional. A rapidez na entrega aliada à qualidade e a durabilidade da moradia vem conquistando o mercado brasileiro.


SISTEMA CONSTRUTIVO


O primeiro passo é a execução da fundação em radier. Os componentes da estrutura chegam prontos ao canteiro de obra e são montados e unidos com parafusos autobrocantes. Depois é feita a cobertura, também com os perfis leves de aço. Em seguida, ou concomitantemente, vem a execução das lajes e do fechamento externo, com placas cimentícias e das vedações internas com drywall, o embutimento das instalações elétricas e hidráulicas, e finalmente, os acabamentos. Tudo seguindo um rigoroso e rápido processo de montagem. 
Entre os principais avanços do steel framing no Brasil nos ultimos 10 anos, está o desenvolvimento da cadeia de fornecedores, que passou por um importante aperfeiçoamento. Hoje, os componentes do sistema construtivo tem garantia de qualidade e são todos feitos no Brasil.


Exemplo : Comercial - Stand de Vendas Guarujá 


Montagem do frame sobre o radier

Cobertura em steel frame

Fechamento externo em placa cimenticia 


Obra finalizada


 Consulte-nos 
(22) 2665 . 2653
 
temas blogspot - mario jogos